sábado, 13 de outubro de 2007

Acreditar em algo e não o viver é desonesto.(Gandhi)

A Igreja da Santíssima Trindade, no Santuário de Fátima, abriu. A inauguração da igreja insere-se nas comemorações dos 90 anos das aparições de Fátima e representa a abertura da maior igreja em Portugal e a quarta maior no mundo.
A Igreja da Santíssima Trindade é da autoria do arquitecto grego Alexandros Tombazis e inova pela modernidade. O edifíco tem 13 portas e uma cobetura com painéis reguláveis que emitem luz ao interior do templo, consoante a luminosidade pretendida para as celebrações.
O espaço tem a forma de um anfiteatro (aproveitado pelo declive do terreno) e não possui nenhuma coluna a suportar a estrutura. O investimento atingiu quase 80 milhões de euros. A cerimónia de inauguração de esta tarde é presidida pelo cardeal Tarcisio Bertone, secretário de Estado do Vaticano, uma vez que o Papa Bento XVI não vai poder estar presente. O convite, feito há um ano pelo bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, foi declinado porque a agenda papal não admitia mais viagens para este momento.
No entanto, Bento XVI vai dirigir uma mensagem aos peregrinos reunidos no santuário português através de satélite, domingo, 14.
No altar da igreja vai ainda ser colocada uma pedra oferecida pelo anterior Papa, João Paulo II, retirada da cripta do Vaticano, onde terá sido sepultado o apóstolo Pedro.
A cerimónia de hoje conta com a presença do Presidente da República, Cavaco Silva, e o Presidente da Assembleia da República, Jaime Gama.

Texto e imagem buscada na NET.

Sem comentários: